Gênesis: O começo de tudo

24/03/2014 22:57

Gênesis: O Começo de tudo (Gn. 1.1)

No princípio. As primeiras palavras ditam na bíblia descreve o inicio de toda criação. Este livro descreve a criação da fauna, da flora e de toda a raça humana.  A partir deste relato encontramos a Historia de toda a Criação divina. O livro de Gênesis abrange um período de tempo maior do que qualquer outro dos livros bíblicos, Mas, é através do estudo minucioso desde livro que poderemos entender como tudo foi Criado e estudar todo o desenvolvimento do universo bem como a vida humana, como ela se desenvolveu e como cresceu e chegou até os nossos dias.

Este livro foi escrito por Moisés um personagem de grande importância na História da humanidade e exclusivamente na História do povo de Israel. Moisés foi  um líder religioso, legislador e profeta, a quem a autoria da Torá é tradicionalmente atribuída. Ele é o profeta mais importante do judaísmo, e igualmente reconhecido pelo Cristianismo islamismo, assim como em outras religiões. É o grande libertador dos hebreus, tido por eles como seu principal legislador e mais importante líder religioso. A Bíblia o denomina "o homem mais manso da Terra" (Números 12:3). Também é considerado um grande profeta pelos muçulmanos. A bíblia atribui  a Moisés os quatro primeiros livros da Bíblia sagrada. É no livor de Genesis que qualquer pessoa de qualquer nacionalidade pode encontrar resposta para suas origens.

Vejamos o que diz ele extraordinária livro de Gênesis.

Capítulos 1 e 2 falam sobre a criação do Universo pela palavra de Deus.  Moisés orientado pelo Espírito Santo de Deus não apresenta argumentos filosóficos nem explicações científicas deste processo. Ele afirma que Deus falou e, pela força da sua palavra, criou todas as coisas. O primeiro capítulo descreve a criação geral e o segundo volta a destacar mais detalhadamente o que Deus fez para criar o homem e a mulher, um  casal que passa a ser conhecido como Adão e Eva. Deus criou este casal com a capacidade de compreender palavras faladas e de escolher entre o amor e o ódio. O amor seria manifestado em atos de obediência para agradar o Criador, enquanto a rebeldia seria prova do desrespeito para com ele. Esse casal recebeu de Deus a capacidade de nomear todos os animais da terra e podemos Descobrir no capítulo 2, também, a vontade de Deus sobre o casamento. Antes de existir qualquer  tipo de igreja organizada ou religião.Deus explicou sua intenção de um homem e uma mulher se unirem no casamento (Gênesis 2:24; compare Marcos 10:5-8, e Mateus 19: 1-5).

Capítulos 3, 4 e 5 revela a separação do homem de Deus em consequência do pecado. Adão e Eva desobedeceram a palavra de Deus e sofreram várias consequências deste erro. O mais grave dos resultados foi a separação de Deus na expulsão do casal do paraíso terrestre do Éden. Depois, outros também pecaram e sofreram consequências. O pecado da separação obrigou a humanidade a há nascer separada de Deus.

A partir dos Capítulos 6 a 9 Deus insatisfeito com o pecado de todos os homens ordena um dilúvio mundial. Deus usou  esse dilúvio para limpar o mundo do pecado e começar novamente com a família de Noé. Noé recebeu ordens de Deus para a construção de uma arca, para salvar a Criação do Dilúvio". De acordo com o Pentateuco, os cinco primeiros livros do tradicional velho testamento da Bíblia escritos supostamente por Moises, Noé era filho de Lameque, que era filho de Matusalém, que era filho de Enoque, que era filho de Jarede, que era filho de Malalel, que era filho de Cainan ou Quenã, que era filho de Enos, que era filho de Sete, que era filho de Adão que era filho de Deus. Oito pessoas foram salvas pela água (1 Pedro 3:20).

Capítulos 10 e 11 descrevem a dispersão dos descendentes de Noé depois do dilúvio. Foram espalhados pela confusão dos idiomas que Deus fez quando alguns tentaram se exaltar contra o Senhor. No final do capítulo 11, a lista dos descendentes de Noé sãos seus três filhos mais conhecidos eram Sem, Cam ou Cã e Jafé. chega a Abraão, o personagem principal do resto do livro de Gênesis.

Capítulos 12 a 50 contam a história de quatro gerações da família pela qual Deus prometeu cumprir seus propósitos para com os homens. Deus prometeu fazer dos descendentes de Abraão uma grande nação que receberia uma terra especial. Mais importante, ele disse que um dos descendentes deste patriarca abençoaria todas as famílias da terra. Esta profecia de Gênesis 12:1-3 predisse a vinda de Jesus Cristo uns 2.000 anos antes do seu nascimento. Nestes capítulos, aprendemos sobre a fé obediente de Abraão, Isaque, Jacó e José. Também descobrimos como esta família chegou ao Egito, onde passou gerações na escravidão. Desta maneira Moisés apresentou o propósito divino para o povo israelita de sua geração compreender seu lugar no plano de Deus. É nestes capítulos que vemos a providencia divina em ação. Um estudo minucioso destes capítulos nos leva a compreensão de como Deus trabalha para que seus projetos sejam estabelecidos.

Uma das mensagens importante do livro de Gênesis foi bem retratada em um comentário no Novo Testamento sobre os patriarcas: “Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra. Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria” (Hebreus 11:13-14). O primeiro livro da Bíblia está cheio de esperança!

A principal mensagem deste livro  é a promessa do nascimento do filho de Deus que viria para perdoar o pecado de todos os homens. É neste livro de Genesis que encontramos a primeira profecia sobre o Cristo. Neste livro o filho de Deus é apresentado a humanidade como a semente da mulher.

 

Que Deus nos abençoe

 

Pastor Roilton Alves